Eficiência Energética: Prefeitura substitui iluminação pública do Município por lâmpada LED
A Prefeitura de Muniz Freire já começou a substituição das atuais lâmpadas de mercúrio ou sódio atualmente usadas na iluminação pública, por lâmpadas de LED, que, além de iluminar mais garantindo a segurança dos moradores, são muito mais econômicas.
Publicado em 27/01/2024 18:26 - Atualizado em 27/01/2024 19:15
A troca das lâmpadas começou por Santa Bárbara, na Sede. Serão 537 novas luminárias substituídas nas principais ruas da Sede e dos distritos. A previsão é que, a troca das lâmpadas atuais (vapor de mercúrio e vapor de sódio), gere uma economia aproximada de R$ 200 mil anuais para o município. O investimento total é de R$ 500 mil.
O prefeito Dito Silva ressaltou a importância desse passo, que não só contribui para uma cidade mais iluminada que também reforça a segurança da sociedade muniz-freirense. "Desde o início da atual gestão, temos trabalhado para aperfeiçoar a iluminação urbana, buscando um modelo mais moderno que atenda aos padrões de eficiência energética, com foco em fontes de energia limpa. Esta iniciativa representa um avanço significativo ao alinhar tecnologia, economia e sustentabilidade. Nosso objetivo é alcançar todo o Município, além dos trechos de agora, que foram escolhidos por serem considerados os mais críticos", afirmou o prefeito Dito Silva.
A substituição da iluminação pública é fruto de um contrato entre o Município e a EDP-ES. Muniz freire foi um dos municípios contemplados na Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética – CPP 001/2022. A ação é regulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Segundo a distribuidora, o projeto apresentado pela Prefeitura de Muniz Freire vai ao encontro das iniciativas promovidas pela EDP, que têm como foco a eficiência energética, estimulando o desenvolvimento de novas tecnologias e a criação de hábitos e práticas sustentáveis do uso de energia elétrica.
Conheça mais vantagens sobre a tecnologia LED:
-
Eficiência Energética: As lâmpadas LED consomem significativamente menos energia do que lâmpadas convencionais, o que resulta em uma redução substancial nos custos de energia a longo prazo;
-
Durabilidade: As lâmpadas LED possuem uma vida útil muito maior do que as lâmpadas tradicionais. Elas podem durar dezenas de milhares de horas, em comparação com algumas centenas de horas das lâmpadas incandescentes. O que também permite uma redução nos custos de manutenção;
-
Instantaneidade: As lâmpadas LED acendem instantaneamente ao serem ligadas, ao contrário das lâmpadas fluorescentes que podem levar alguns segundos para atingir sua luminosidade total. Além disso, proporcionam mais conforto visual e nitidez;
-
Sustentável: As lâmpadas LED não contêm mercúrio nem outros materiais nocivos, ao contrário das lâmpadas fluorescentes, tornando-as uma opção mais sustentável.
por Assessoria de Comunicação