as002Ocorreu no período de 02 a 05 de Outubro, no Cras da Sede, o curso de automaquiagem, ministrado pela instrutora Joselia Zandonadi, em uma parceria do município, através da Secretaria Municipal de Assistência Trabalho e Desenvolvimento Social, e o Senac.
O curso contou com a presença de 12 participantes.
Visando capacitar o aluno a se automaquiar, com a utilização de produtos, técnicas e procedimentos atuais , que valorizem o formato, pele e traços dos participantes, orientando os mesmos , a adequação aos diferentes locais, ocasiões e horários.
As participantes se empenharam bastante em conhecer as técnicas, e saíram ainda mais elegantes do curso, relatando que irão reproduzir as habilidades em casa, sempre que houver alguma ocasião especial.  

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DECRETO DE CONVOCAÇÃO: Click AQUI

 

 

SECRETÁRIA MUNICIPAL: VIVIANE LOPES DE MORAIS

Endereço: Rua João Ivo Aguilar, n° 283, Centro, Muniz Freire/ES, CEP: 29.380-000
Telefone: (28)3544-1568
Celular: (28)99986-9967
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
Horário de Expediente: 12h às 18h
 
A Secretaria Municipal de Assistência, Trabalho e Desenvolvimento Social é um órgão ligado diretamente ao Chefe do Poder Executivo Municipal, tendo como âmbito de ação o planejamento, a coordenação, a execução e o controle das atividades relativas à assistência ao trabalho e ao desenvolvimento social à população do Município. O Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Fundo Municipal de Assistência Social serão geridos pela Secretaria Municipal de Assistência, Trabalho e Desenvolvimento Social. A Secretaria Municipal de Assistência, Trabalho e Desenvolvimento Social executará as suas atividades através dos seguintes Órgãos:

I - ASSESSORIA TÉCNICA
II - DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO SOCIAL
III - DEPARTAMENTO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS

ASSESSORIA TÉCNICA - Compreende a Assessoria Técnica:

a) Assessorar e prestar apoio técnico a Secretaria Municipal de Assistência, trabalho e desenvolvimento social, bem como responsabilizar-se por subsidiar a elaboração, acompanhamento e monitoramento dos serviços, programas, projetos e ações da área afim.
b) Desempenhar outras atribuições afins.

DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO SOCIAL - Compreende ao Departamento de Proteção Social:

a) A atuação, de forma concreta, junto às comunidades, objetivando a conscientização para os seus problemas, bem como o devido encaminhamento aos órgãos afins;
b) O apoio à organização e ao desenvolvimento comunitário, com vistas à mobilização da população na condução do seu processo de mudança social;
c) A colaboração com a Secretaria Municipal de Administração e Planejamento nos levantamentos da força de trabalho do município orientando o seu aproveitamento nos serviços e obras municipais, bem como em outras instituições públicas e particulares;
d) A promoção, em articulação com os órgãos Municipais, Estaduais e Federais de Educação, de cursos de preparação ou especialização de mão-de-obra necessária às atividades econômicas do município;
e) O estímulo à adoção de medidas que contribuam para ampliar o mercado de trabalho, em articulação com órgãos Municipais, Estaduais, Federais e Particulares;
f) A promoção de medidas visando o acesso da população urbana e rural de baixo nível de renda a programas de habitação popular, em articulação com órgãos Estaduais e Federais;
g) A assistência social e jurídica e a prestação de serviços à população de baixa renda, especialmente à maternidade, à infância, aos idosos, aos desempregados, aos migrantes e aos deficientes físicos, no sentido de contribuir para o atendimento de suas necessidades, como garantia de seus direitos sociais;
h) A execução de levantamentos sócio-econômicos das comunidades, bem como a análise para encaminhamento dos problemas detectados, considerando as condições de saúde, educação, alimentação, habitação, saneamento básico, trabalho e outros;
i) O albergamento de pessoas desabrigadas e/ou desamparadas, portadoras de carência socioeconômica,
j) Definir programas e projetos que atendam aos munícipes carentes, à população de rua, aos migrantes, aos idosos e aos portadores de deficiência física de acordo com a especificidade de cada grupo;
l) prestar esclarecimentos e orientação à população carentes quanto aos recursos existentes na Prefeitura e na Comunidade, visando atender as suas necessidades materiais, financeiras e psicossociais, bem como promover o seu encaminhamento;
m) promover a realização de registros dos atendimentos efetuados objetivando o levantamento das demandas, assim como elaborar estudos para subsidiar propostas de intervenção na tentativa de solucionar os problemas apresentados;
n) assessorar e controlar as ações do Programa bolsa Família;
o) a orientação a assistência técnica e jurídica as organizações sociais e as entidades comunitárias com o objetivo de fortalecê-las e garantir a sua representatividade;
p) A execução de outras atividades correlatas.

As atividades do Departamento de Proteção Social serão executadas através das seguintes Coordenações:

I - COORDENAÇÃO DO CRAS
II - COORDENAÇÃO DE PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA E ESPECIAL

COORDENAÇÃO DO CRAS - Compreende Coordenação do CRAS:

a) articular o processo de implantação, execução, monitoramento, registro e avaliação das ações, usuários e serviços;
b) coordenar a execução das ações de forma a manter o diálogo e a participação dos profissionais e das famílias inseridas nos serviços ofertados no CRAS e pela rede prestadora de serviço do território;
c) definir, com os profissionais, o fluxo de entrada, acompanhamento e desligamento das famílias;
d) definir, com os profissionais o fluxo de entrada, acompanhamento, monitoramento, avaliação e desligamento das famílias;
e) definir com a equipe técnica, os meios e os ferramentais teórico-metodológicos de trabalho com famílias, grupo de famílias e comunidade, buscando o aprimoramento das ações, o alcance de resultados positivos para as famílias atendidas e o fortalecimento teórico e metodológico do trabalho desenvolvido;
f) monitorar regularmente as ações de acordo com as diretrizes do programa, instrumentos e indicadores pactuados;
g) realizar reuniões periódicas com os profissionais e estagiários para discussão dos casos, avaliação das atividades desenvolvidas, dos serviços ofertados e dos encaminhamentos realizado, entre outras;
h) promover e participar de reuniões periódicas com representantes da rede prestadora de serviços, visando contribuir com o órgão gestor na articulação e avaliação relativa à cobertura da demanda existente no território;
i) contribuir com o órgão gestor municipal na avaliação relativa à cobertura dos serviços no território e no estabelecimento de fluxos entre os serviços da Proteção Social Básica e Especial de Assistência Social.

COORDENAÇÃO DE PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA E ESPECIAL - Compreende a Coordenação de Proteção Social Básica e Especial:

a) Coordenar Programa de Atenção Integral às Famílias - PAIF
b) Coordenar Programas de inclusão produtiva e projetos de enfrentamento da pobreza; c) Coordenar os centros de Convivência para Idosos;
d) Serviços para crianças de 0 a 6 anos que visem o fortalecimento do vínculo familiar, com ações que favoreçam a socialização, a valorização o brinquedo e a defesa dos direitos da criança;
e) Serviços socioeducativos para crianças e adolescentes na faixa de 6 a 14 anos, visando a sua proteção, socialização e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários;
f) Centros de Informação e de Educação para o Trabalho para jovens e adultos.
g) Atendimento a famílias de diferentes situações socioeconômicas, indivíduos em situação de risco pessoal e social em decorrência de abandono, maus tratos físicos ou psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, situação de trabalho infantil entre outras;
h) A execução de outras atividades correlatas.

DEPARTAMENTO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS - Compreende ao Departamento de Ações Estratégicas:

a) O suporte técnico, jurídico e financeiro a Secretaria Municipal de Assistência, Trabalho e desenvolvimento Social;
b) elaborar e desenvolver projetos de cursos e seminários para capacitação dos profissionais da Secretaria;
c) A manutenção de contatos com órgãos Federais, Estaduais, Municipais, Entidades de Classe, Igrejas, Escolas, Clubes de serviços e demais organizações comunitárias, visando a aquisição de recursos financeiros e/ou outros indispensáveis à implantação de atividades para resolução dos problemas das comunidades;
d) Coordenar a execução dos serviços de processamento de dados da Secretaria;
e) Estabelecer o equilíbrio dos serviços da Secretaria, solucionando problemas entre o escalamento de tarefas e disponibilidade de equipamentos;
f) Controle administrativo da Secretaria em geral;
g) A execução de outras atividades correlatas.

As atividades do Departamento de Ações Estratégicas serão executadas através das seguintes Áreas:

I - ÁREA DE APOIO SETORIAL
II - ÁREA DE APOIO LOGÍSTICO
III - ÁREA DE CONTABILIDADE
IV - ÁREA DE APOIO AO CENTRO DE MÚLTIPLO USO;

ÁREA DE APOIO SETORIAL - Compreende a Área de Apoio Setorial:

a) Suporte administrativo aos diversos órgãos da Secretaria;
b) Controlar a frequência dos servidores da Secretaria e encaminhar as informações ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração;
c) Controlar a lotação e movimentação dos servidores da Secretaria;
d) Controlar a concessão de férias, de prêmio incentivo e de licença aos servidores;
e) Divulgar, no âmbito da Secretaria, os atos do Executivo municipal de interesse da área; f) Controlar as contas de telefone, água e luz, de imóveis locados ou do próprio Município;
g) Controlar a correspondência oficial da Secretaria; h) A execução de outras atividades correlatas.

ÁREA DE APOIO LOGÍSTICO - Compreende a Área de Apoio Logístico:

a) Manutenção e controle dos veículos da secretaria;
b) Agendamento e controle das viagens;
c) Controle de locação dos imóveis que atendem aos programas da Secretaria;
d) Suporte administrativo aos Departamentos;
e) Controle da operacionalidade dos sistemas de informática e telefonia da Secretaria.
f) A execução de outras atividades correlatas.

ÁREA DE CONTABILIDADE - Compreende a Área de Contabilidade:

a) a execução do Plano Plurianual, das Diretrizes Orçamentárias e dos Orçamentos Anuais, em estreita articulação com os demais órgãos da Prefeitura;
b) o acompanhamento e o controle da execução orçamentária, procedendo às alterações quando necessário e previamente autorizadas pelo Prefeito;
c) a execução e a escrituração sintética e analítica, em todas as suas fases, dos empenhos e dos lançamentos relativos às operações contábeis, patrimoniais e financeiras da Prefeitura;
d) o acompanhamento, execução e controle de acordos, contratos e convênios;
e) a elaboração de balancetes financeiros e orçamentários;
f) a remessa mensal dos balancetes financeiros e orçamentários ao Tribunal de Contas;
g) a elaboração, no prazo determinado, do Balanço Geral da Prefeitura;
h) a elaboração das prestações de contas da Secretaria, bem como dos recursos recebidos para aplicação em projetos específicos;
i) a emissão de Nota de Empenho, visando a assegurar o controle eficiente da execução orçamentária da despesa;
j) a análise das folhas de pagamento dos servidores, adequando-os às unidades orçamentárias;
l) a análise e o controle dos custos por obra, serviço, projeto ou unidade administrativa; m) a análise, conferência e despacho em todos os processos de pagamento, bem como em todos os documentos inerentes às atividades de Contabilidade;
n) o controle das retiradas e depósitos bancários, conferindo mensalmente, os extratos de contas correntes;
o) a emissão de ordem de pagamento;
p) o controle de arquivamento dos processos de pagamentos liquidados;
q) a execução de outras atividades correlatas.

ÁREA DE APOIO AO CENTRO DE MÚLTIPLO USO - Compreende a Área de Apoio ao Centro de Múltiplo Uso – CMU:

a) apoiar as atividades governamentais promovidas pela CMU;
b) dar suporte às atividades das entidades não governamentais realizadas no CMU;
c) coordenar e controlar a agenda de eventos;
d) zelar pela conservação, manutenção e higienização do CMU e suas dependências, inclusive piscina;
e) zelar pelo cumprimento das normas de uso do CMU e suas dependências;
f) zelar pelo bom uso dos equipamentos, materiais permanentes e materiais e consumo à disposição do CMU;
g) executar outras atividades correlatas.

 

Organograma

 
SETORES:
- CREAS (28) 3544-2058
- CRAS (28) 3544-1405
- BOLSA FAMÍLIA (28) 3544-1405
- SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS (28) 3544-1568

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